terça-feira, 14 de outubro de 2008

VII ENCONTRO - FORMAÇÃO DE PCS

JUSTIFICATIVA
De acordo com o Programa de Melhoria do Ensino da Diretoria Norte1 e em atendimento à Proposta Curricular da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, a Oficina Pedagógica da DE Norte1, oportuniza momentos de reflexão e estudos entre os Professores Coordenadores das escolas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Desse modo, este trabalho de formação busca melhorar os resultados de aprendizagem dos alunos, através de uma prática pedagógica mais efetiva por parte dos professores. A escola ao realizar um trabalho comprometido com a aprendizagem significativa do aluno, deverá propiciar subsídios para que tal fato aconteça de forma natural, representando uma aprendizagem real e verdadeira. Ao professor cabe criar, inovar e despertar no aluno o interesse e dedicação, e ao Professor Coordenador mediar, estimular e fazer as intervenções necessárias, possibilitando um trabalho coeso; construindo juntos os caminhos para uma escola de melhor qualidade.

OBJETIVO
Fornecer subsídios para que o professor elabore e desenvolva atividades diferenciadas em sala de aula, com a devida orientação e intervenção do Professor Coordenador, objetivando um aprendizado significativo que aperfeiçoe as competências leitora e escritora.

FINALIDADES
Mostrar que a produção textual bem planejada pode resultar positivamente;
Diversificar os tipos de linguagem com os quais trabalha;
Refletir sobre linguagem na concepção de autores diversos.

PROCEDIMENTOS / RECURSOS
Acolhimento – Vídeo clipe;
Leitura de texto “Drummond”;
Reflexão sobre o filme “O enigma de Kaspar Hausen”;
Leitura e reflexão dos textos: “O mito da caverna – Platão” e “A Linguagem – Marilena Chauí”;
Power Point com conceitos e considerações sobre: linguagem natural, aprendizagem natural, aprendizagem significativa, prazer de ensinar, atividades simples e Sequências Didáticas;
Mostra de produções textuais produzidas nas escolas: Jornal Mural e Olimpíadas de Língua Portuguesa;
Atividade em grupos: sugestão de atividades a serem desenvovidas nas escolas – nos moldes (ou não) das apresentadas;
Devolutiva para a Oficina: até 07/11/08.
Avisos: Apresentação da “III Conferência Infanto-Juvenil para o Meio Ambiente” e do material disponibilizado para as escolas, Escola de Gestão, Cadernos do professor, “A Rede Aprende com a Rede” e Portifólio de Recuperação.

Nenhum comentário: