segunda-feira, 12 de maio de 2008

Resultados da enquete sobre a nova Proposta Pedagógica

DISCUSSÃO SOBRE OS DADOS DA ENQUETE SOBRE A NOVA PROPOSTA PEDAGÓGICA IMPLANTADA NA REDE

A nova proposta pedagógica implementada na nossa Rede de Ensino trouxe muita polêmica causando vários comentários, os quais circulam pelos corredores das escolas.
Com a intenção de explicitar a visão dos Gestores e Professores das escolas da DE Norte 1, a Oficina Pedagógica, realizou uma enquete com objetivo de mostrar como os profissionais da Educação viram tal proposta.
Realizou-se três questões de múltipla escolha respondidas espontaneamente pelos freqüentadores do site da Diretoria de Ensino Norte 1, ou seja, Diretores, Vice-Diretores, Coordenadores e Professores.
As mesmas foram divididas para dois públicos: os Gestores e os Professores.
Aos gestores perguntamos DE QUE FORMA OS PROFESSORES E ALUNOS ACEITARAM A NOVA PROPOSTA CURRICULAR?
A questão teve o total de 288 respostas representadas no Gráfico I
A resposta MUITO BEM, ou seja, houve a aceitação plena da Proposta na escola obteve 18 votos (6,25%) representando o índice mais baixo entre as possibilidades indicadas. A
Muito próximos estiveram os itens BEM aceita e a NÃO ACEITOU. A primeira obteve 68 e a segunda 62 votos. O que representa, respectivamente, 23,61% e 21,53% do total, indicando a polaridade da aceitação da Proposta Curricular nas escolas.
O item ACEITOU EM PARTES totalizou 140 votos (48,61%). Esses números, que representam praticamente a metade das respostas, indicam que a Nova Proposta Curricular, realmente, dividiu o público escolar.



Algumas pistas sobre as causas dessa aceitação em parte, apontada pelos gestores, podem ser entendidas na primeira questão realizada para os professores: QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PARA O DESENVOLVIMENTO E ARTICULAÇÃO DO PROGRAMA? (Gráfico II)
Num total de 797 respostas, 22 (2,76%) indicam que não houve NENHUMA dificuldade na implantação da Proposta Pedagógica. Número razoavelmente baixo, mas indicador da possibilidade de construir e implementar uma Proposta sem enfrentamento de dificuldades.
O maior problema indicado foi a ADEQUAÇÃO DO CRONOGRAMA EM RELAÇÃO AO NÚMERO DE AULAS o qual obteve 188 respostas (23,59%). Este dado nos mostra que o material para ser melhor explorado necessita de maior tempo, constatação que pode ser ligada ao segundo item mais votado ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO POR PARTE DO DISCENTE obtendo 182 respostas (22,84%). Ou seja, podemos inferir que a dificuldade de assimilação por parte dos alunos criou a necessidade de maior tempo para o encaminhamento dos trabalhos em classe.
Outro ponto que podemos indicar como cooperador para que o item à Adequação do cronograma em relação ao número de aulas fosse indicado como maior problema foi DOMÍNIO DO CONTEÚDO POR PARTE DO DISCENTE, com 42 (5,27%) votos.
Assimilação e Domínio do conteúdo são dois pontos fundamentais para a condução das aulas. Problemas nessas áreas levam o professor a reduzir o ritmo das aulas para que os alunos possam realmente aprender o que ensinam.
A AUSÊNCIA DO COORDENADOR PEDAGÓGICO foi sentido como uma das dificuldades por 152 respondentes (19,07%) fator relevante que indica a importância desse profissional dentro do cotidiano, na dinâmica nas escolas.
A FORMATAÇÃO DO MATERIAL (JORNAL E REVISTA) foi indicada por 146 participantes da enquete (18,32%). Número que revela a necessidade de revisão do material numa possível replicação.
O item DIDÁTICA, com 65 (8,16%), acena para a relação direta do professor com a forma de ensinar o que foi proposto no material. Talvez tenha aqui aparecido divergência entre a forma de ensino do professor e a forma de ensino proposta pelo material do programa.



A segunda questão feita aos professores, e última na enquete: QUAIS AS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELOS DISCENTES? Totalizou 606 votos e procurou trazer informações da visão dos professores sobre as dificuldades enfrentadas pelos alunos na aprendizagem das competências previstas na Proposta (Gráfico III).
A competência de leitura e de escrita contemplada nesta Proposta vai além da linguagem verbal, vernácula – ainda que esta tenha papel fundamental – e refere-se aos variados sistemas simbólicos. As múltiplas linguagens estão presentes no mundo contemporâneo, na vida cultural e política, bem como nas designações e nos conceitos científicos e tecnológicos usados atualmente.

A ampliação das capacidades de representação, comunicação e expressão está articulada ao domínio não apenas da língua, mas de todas as outras linguagens e, principalmente, ao repertório cultural de cada indivíduo e de seu grupo social, que a elas dá sentido (Proposta Curricular do Estado de SP, 2008, p.11)

Na Proposta a organização dos conteúdos está dividida em quatro grandes áreas: Linguagens; Ciências Humanas; Ciências Naturais e; Matemática.
Esta questão procurou contemplar os pontos apresentados acima por meio dos itens indicados aos professores para votação.
Os dados coletados demonstram que as maiores dificuldades enfrentadas pelos alunos estavam relacionadas à INTERPRETAÇÃO DE TEXTO (191 votos, 31,52%) e ao RACIOCÍNIO LÓGICO-MATEMÁTICO (133 votos, 21,95%). Quando somadas chegam ao índice de 53,47%, fato que prende atenção em decorrência da importância que essas duas competências representam dentro do processo de formação escolarizada.
Esses foram seguidos por LEITURA DE GRÁFICO (106 - 17,49%), juntamente com LEITURA DE IMAGENS (78 - 12,87%) e LEITURA DE MAPAS (77 - 12,71%).
Uma porcentagem de votantes pequena (21 - 3,47%), indicou que os alunos não apresentaram nenhum problema.



Finalizamos aqui nossa apresentação, agradecendo muito a todos aqueles que votaram fornecendo dados para essa pequena fotografia do impacto da implantação da proposta em nossas escolas.
Até mais e caso queira enviar algum comentário click abaixo no link COMENTÁRIOS

segunda-feira, 5 de maio de 2008

IV - Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas


Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas ( OBMEP ) é uma competição nacional de Matemática entre as escolas públicas, seguida de programa de aperfeiçoamento para alunos e professores premiados. Ela é dirigida às escolas públicas municipais, estaduais e Federais.


PARTICIPANTES:

Alunos de Ciclo II e Ensino Médio


Nível 1 - 5ª e 6ª séries

Nível 2 - 7ª e 8ª séries

Nível 3 - Ensino Médio


1ª Fase: Prova Objetiva, de 20 questões, aplicada em cada escola inscrita. A correção é feita pelos professores da própria escola.


2ª Fase: Prova discursiva, de 6 a 8 questões, aplicada em centros de aplicação indicados pelo OBMEP. Participam dessa Fase somente alunos com melhor pontuação na 1ª fase.
Inscrição no site: www.obmep.org.br